Sódio: vilão ou mocinho?

Um citação comum quando buscamos dicas sobre nutrição é: Reduza a ingestão de sódio. De certo que o alto consumo deste sal mineral pode acarretar alguns problemas a saúde, principalmente para quem tem problemas de pressão, retenção hídrica (inchaço) ou problemas de rins.

Em quantidades excessivas, este mineral pode prejudicar a saúde. Mas você sabe porque? O sódio participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física.

Consumir excessivamente o sódio faz com que ocorra a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial. Assim, deve-se controlar o consumo de sódio a fim de prevenir possíveis problemas de saúde.

Existe uma controvérsia em torno do sódio para praticantes de atividade física que gira em torno das recomendações. Já falamos que o excesso de sal na alimentação é prejudicial para a saúde. Por outro lado, existe a evidência que o suor provocado pela prática de atividades físicas também elimina muito sódio e que indivíduos que praticam atividades devem repor adequadamente os minerais, principalmente sódio e cloreto, perdidos através da sudorese. Assim surge a dúvida: aumentar ou diminuir o consumo de sal?

Primeiramente, deve-se analisar a dieta padrão do individuo. Boa parte dos alimentos consumidos no dia a dia já possui uma quantidade considerável do mineral, principalmente frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos, defumados, além do sal de cozinha. Normalmente a pessoas já comem quantidades altas de sódio e podem diminuir o consumo diário, que segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão a ingestão recomendada de sal é de 6 g por dia.

Porém, para os momentos durante e após a prática de atividades físicas, o consumo de sódio deve se fazer presente, estudos comprovam que para alguns praticantes de atividades físicas apenas agua não é suficiente, pois com o suor perdemos também sódio e cloreto, que precisam ser repostos. O alto nível de sudorese provoca desidratação e as baixas concentrações de sódio podem causar dores de cabeça, diarreias, tonturas, náuseas e as câimbras musculares. Por isso é indicado para quem pratica atividades físicas intensas e de longa duração, o consumo de bebidas esportivas e géis de carboidrato que contenham sódio.

O importante é não cometer excessos e ficar atento a sua dieta e ao seu estilo de vida, como atleta. Procure sempre um profissional da área para orientá-lo corretamente.

Segue um Ranking com 100 alimentos repletos de sódio: http://saude.abril.com.br/edicoes/0351/nutricao/ranking-100-alimentos-cheios-sodio-sal-689356.shtml

#FiqueINforma

Estou no twitter: @Arthur_Alecio

Deixe um comentário