O que faço Primeiro: Aeróbico ou Musculação?

O que faço primeiro aeróbico ou musculação?

Uma das maiores dúvidas entre os frequentadores das academias de ginástica é: Qual atividade fazer primeiro? Daí surge o primeiro problema. Muitos dos alunos que chegam as academias nem sabem bem o que realmente querem como objetivo principal e, muitas vezes, querem emagrecer, ganhar massa muscular, aumentar a resistência, desenvolver força, tudo ao mesmo tempo.

Para que possamos entender um pouco mais é preciso saber que para funcionar nosso corpo precisa de “combustível” que são os carboidratos (glicogênio) e as gorduras. Esses combustíveis estão armazenados em nosso corpo prontos para servir como fontes de energia e quando fazemos exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, bike, etc) ou anaeróbicos (musculação) gastamos calorias vindas dessas fontes.

É importante lembrar que toda atividade física gera um consumo de gorduras e carboidratos em maior ou menor proporção, de acordo com o tempo de exercícios, e que existem várias estratégias que podem ser utilizadas para se atingir o objetivo do aluno. Então, voltamos a pergunta: O que faço primeiro aeróbico ou musculação?

O Primeiro ponto a ser observado é: Qual o seu objetivo?

Quando comparamos o gasto calórico durante o exercício, 1 hora de atividade aeróbica pode chegar a 600-700 kcal enquanto a musculação chega a 300-400 kcal, porém após o exercício o corpo acelera o metabolismo (EPOC) para recuperar as funções fisiológicas normais e a musculação mantem esse quadro ativo por muito mais tempo que a atividade aeróbica.

Se o objetivo for emagrecer pensa-se em exercício aeróbico, cujo a fonte de energia principal são as gorduras, mas é importante saber que os primeiros 15-30 minutos de atividade o gasto energético principal do corpo é de carboidratos e não a desejada gordura. Nem sempre aquela corridinha que fazemos na esteira está consumindo gordura.

Se a meta é conseguir melhoria do condicionamento cardiorrespiratório os treinos aeróbicos são os mais indicados. O planejamento é fundamental para progredir com o treinamento e melhorar os resultados.

Se o objetivo for o ganho de massa muscular nada melhor que a musculação.

Em resumo, toda atividade física gera um consumo de calorias que são retiradas dos estoques do nosso corpo, no dia em que praticar as duas atividades, saiba que a ordem interferirá nos resultados e que quanto mais cansado estiver ao iniciar a segunda atividade, pior o desempenho. Geralmente indico para os alunos que desejam emagrecimento primeiro a musculação e depois o aeróbico, assim há um maior consumo de carboidratos durante o treino de força e na hora do aeróbico o que usamos como combustível é basicamente gordura.

Para alunos que desejam se engajar em um esporte de endurance como corrida ou ciclismo, costumo indicar a atividade aeróbica antes e um trabalho de fortalecimento muscular mais especifico depois.

Isso vale para alguns alunos, mas o mais importante é procurar um profissional qualificado para organizar seus treinos, não existe uma regra genérica para todo mundo e cada pessoa tem necessidades diferentes. Encontrando a regra que melhor se encaixe em seu perfil, com certeza, obterá os resultados que deseja. 

Espero ter respondido a pergunta. Lembre-se: #DesculpasEngordam.

Estou no Twitter: @Arthur_Alecio

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One response to “O que faço Primeiro: Aeróbico ou Musculação?

  1. Oiiiiiiiiiiiiiiiiii

    E se eu fizer ginástica localizada no lugar da musculação.
    Tipo, ginástica localizada antes do spinning?
    Vc acha que eu posso emagrecer e endurecer tb?

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